SINDSERM Teresina se reúne com IPMT nesta quarta-feira, 11, para tratar de reivindicações das(os) servidoras(es) públicas(os) municipais
Membras(os) da direção colegiada do SINDSERM Teresina e da assessoria jurídica se reuniram nesta quarta-feira, 11, com representantes do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT) — o presidente Kennedy Glauber, o gerente de Assistência à Saúde – Plante, Jefferson Ribeiro, e o gerente de Previdência, Ítalo Araújo. O encontro abordou denúncias, reclamações e reivindicações das(os) servidoras(es) públicas(os) municipais.
A reunião, que ocorre mensalmente, foi realizada na sede do IPMT e trouxe como principal encaminhamento a conquista da contratação de uma neuropediatra, demanda discutida no encontro anterior. O novo atendimento oferecerá 18 consultas semanais, com a proposta do Sindicato de ampliar esse número. Outro ponto discutido foi a manutenção das terapias em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com o IPMT se comprometendo a elaborar uma cartilha para orientar as(os) servidoras(es) sobre o serviço, atualmente utilizado por cerca de 180 crianças. O Sindicato reforça que, em caso de dúvidas ou problemas, as(os) servidores devem procurar a entidade para intermediação e resolução.
A direção colegiada do SINDSERM também trouxe à tona denúncias sobre a conduta inadequada de peritas(os) do Instituto, que estariam tratando servidores com transtornos de forma desrespeitosa. Diante dessas queixas, a entidade exigiu que as avaliações de Profissionais da rede municipal com essas condições sejam conduzidas por peritas(os) especialistas na área de saúde mental.
Em resposta às diversas reclamações sobre a demora na concessão de benefícios, como pensão por morte, para dependentes de servidoras(es) da rede municipal, os representantes do IPMT explicaram que a lentidão se deve a mudanças nos processos internos da instituição. No entanto, o presidente Kennedy Glauber comprometeu-se a reduzir o tempo de análise e concessão desses benefícios.
Sobre a tramitação de processos de aposentadoria, o IPMT garantiu que o prazo será de até três meses, a contar da data de entrada do processo, até a publicação no Diário Oficial do Município. Casos que envolvem a solicitação da certidão de tempo de contribuição, principalmente para servidoras(es) que ingressaram antes da Constituição de 1988, podem demorar mais, pois dependem da emissão do documento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ainda foi discutida a dificuldade enfrentada por servidoras(es), ativas(os) e aposentadas(os), para acessar contracheques, consultar o regime de previdência e obter outras informações online. Por conta disso, o SINDSERM contratou uma estagiária, no turno da manhã, para auxiliar as(os) Profissionais da rede municipal nessas consultas.
Todas as decisões e encaminhamentos de reuniões realizadas pela entidade são divulgados nos canais oficiais do SINDSERM Teresina. O Sindicato reafirma seu compromisso de seguir promovendo encontros mensais com o IPMT, com o objetivo de apresentar denúncias e defender as reivindicações das(os) servidoras(es) municipais, buscando constantes melhorias no plano de Saúde e na gestão da Previdência.
Comentários
Postar um comentário