Na última sexta-feira, 28 de março, foi realizado na sede do SINDSERM Teresina reunião do Coletivo de Gênero, Raça e Classe. A atividade foi conduzida por Thiago Henrique, advogado da assessoria jurídica do Sindicato e representante do Setorial LGBTQIAPN+.
Estiveram presentes representantes de diversos movimentos LGBTQIAPN+, coletivos de mulheres, movimentos negros, integrantes da Ocupação Marielle Franco, além de representantes das comissões da OAB-PI voltadas à defesa dos direitos humanos, apoio a vítimas de violência e diversidade sexual e de gênero.
Os debates concentraram-se no crescimento alarmante dos casos de feminicídio e violência contra a população LGBTQIAPN+. Foram destacados os ataques transfóbicos sofridos pela cantora e integrante do Memorial Paloma Amaral, Kassandra Ortiz, bem como os ataques direcionados à professora da UFPI, Dra. Letícia Caroline. Esta última se tornou alvo de comentários transfóbicos após a publicação de uma homenagem no Instagram da instituição como parte da campanha “Mulheres UFPI Fazem a Diferença”, em comemoração ao Dia da Mulher.
A reunião também abordou temas como inserção da comunidade LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho e a implementação de políticas públicas eficazes no combate à LGBTfobia, assédio, racismo estrutural, políticas de inclusão e assistência a crianças atípicas. Além da necessidade de maior participação dos movimentos na elaboração de legislações protetivas e de incentivo ao desenvolvimento social.
Como encaminhamentos, definiu-se a realização de uma reunião com a Reitora da UFPI para discutir medidas de enfrentamento tendo em vista um crime de feminicídio e agora transfobia dentro da instituição, além da publicação de uma nota de repúdio contra os crimes sofridos pela professora Letícia. Decidiu-se ainda solicitar à OAB-PI a implementação de psicólogos em delegacias para atendimento especializado a vítimas de violência, bem como a criação de um programa de advocacia Pro Bono.
Outra importante deliberação foi a convocação de entidades e movimentos LGBTQIAPN+ para a organização de um ato público no dia 17 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia.
O SINDSERM Teresina através do Coletivo de Gênero, Raça e Classe reafirma, por meio desta iniciativa, seu compromisso com o diálogo permanente, na luta por igualdade, diversidade, inclusão, defesa dos direitos e combate a todas as formas de violência, com o objetivo de construir políticas públicas que garantam dignidade e plena liberdade para todas e todos.
Comentários
Postar um comentário