Agentes de Portaria mantêm GREVE até que a Prefeitura de Teresina pague a folha suplementar prometida à Comissão de Negociação
O Sindicato das(os) Servidoras(os) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) realizou, na manhã desta terça-feira (10), mais uma Assembleia Setorial das(os) Agentes de Portaria da administração direta em protesto contra a retirada irregular dos valores referentes às horas extras trabalhadas em outubro dos contracheques dos Agentes de Portaria. A manifestação ocorreu em frente à sede da prefeitura e contou com a presença de uma comissão de negociação, que se reuniu com o secretário de governo para discutir o pagamento dos valores devidos.
A última mobilização aconteceu na quinta-feira (5), quando a prefeitura informou que o pagamento seria feito por meio de uma folha suplementar, mas não informou a data. A incerteza gerou insatisfação, levando as(os) trabalhadoras(os), em votação unânime, a decidirem pela continuação da greve até que os valores sejam pagos e haja a garantia de que o problema não se repetirá nos contracheques de dezembro.
Enquanto acontecia a Assembleia Setorial, a Comissão de Negociação foi informada, na Secretaria de Finanças (SEMF), de que o pagamento já havia sido autorizado e encaminhado para a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA). A Comissão dirigiu-se, então, até a SEMA, onde se reuniu com o secretário Ronney Lustosa e dois assessores, que ainda não sabiam da autorização da SEMF para o pagamento das horas extras das(os) Agentes de Portaria. Após a confirmação pela SEMF, foi acordado que o pagamento será realizado em folha suplementar até a próxima sexta-feira (13).
Além disso, ficou acertado que o sindicato fará um documento solicitando que não ocorra o mesmo problema de retenção do pagamento das horas extras no contracheque de dezembro. Na reunião, houve o compromisso de que a retenção das horas extras não se repetirá.
Após o retorno das(os) representantes da Comissão de Negociação, foi explicado na Assembleia o compromisso assumido pela gestão municipal e submetidas à votação duas propostas: a Diretoria Colegiada do SINDSERM propôs que a greve continuasse e que fosse realizada uma assembleia na sexta-feira (dia marcado para o pagamento da folha suplementar) para avaliar o movimento conforme o cumprimento do compromisso firmado. Foi apresentada outra proposta pela base, que propôs a suspensão da greve e o retorno somente caso o pagamento não fosse realizado. O encaminhamento da Diretoria Colegiada de continuidade da greve venceu por maioria absoluta (apenas três votos contrários).
A Assembleia Setorial das(os) Agentes de Portaria da próxima sexta-feira (13) ocorrerá a partir das 8h30, no estacionamento do SINDSERM, para avaliar o cumprimento dos prazos estabelecidos e decidir os próximos passos do movimento.
Comentários
Postar um comentário