Seminário sobre Escolas e CMEIs de Tempo Integral foi realizado pelo SINDSERM nos dias 05 e 06 de janeiro
O Seminário sobre Escolas e CMEIs de Tempo Integral teve início no dia 5 de janeiro. Na mesa de abertura, aconteceu a saudação de representantes de entidades da classe trabalhadora com relatos da realidade local.
Lina Santana, da ADCESP, fez o informe da greve dos docentes da UESPI,
da luta pela valorização da categoria e contra a destruição da educação pública
superior no Estado. Representando a CSP-Conlutas (Piauí), Gervásio Santos,
destacou o papel dos sindicatos na luta pela educação pública, gratuita e de
qualidade desde o ensino básico.
As palestras da primeira manhã trataram dos temas: Conjuntura Nacional e
Internacional, com Gibran Jordão (RJ); Conjuntura da Educação, PNE e
Perspectivas, com Gilberto Souza (SP).
As exposições apontam para a luta pela construção conjunta de elementos
para uma verdadeira educação integral, contra a precarização do trabalho e da
formação educacional, destacando o papel dos sindicatos na defesa dos
profissionais e do direito à educação de qualidade para crianças e adolescentes
da classe trabalhadora.
Contextualização histórica e diagnóstico da realidade, com o professor
Sinésio Soares (SINDSERM), e Escolas de tempo integral ou Educação integral,
com o professor Francisco Williams Gonçalves (UFPI), foram os temas que
nortearam as discussões na tarde do primeiro dia no Seminário sobre Escolas e
CMEIs de Tempo Integral.
Durante as exposições, foram feitos relatos de casos existentes na
história de Teresina, bem como o compartilhamento de estudos, reflexões
teóricas e análises de quais as proposições práticas podem resultar a partir
dos conhecimentos compartilhados no evento.
O primeiro dia foi encerrado com o acúmulo das palestras que deram
subsídio para os trabalhos nos grupos divididos em seis eixos temáticos. Após
as discussões, a plenária encaminhou o processo que pretende fomentar a
conscientização sobre a importância da concepção e prática da Educação
Integral, bem como o impacto positivo que esse modelo pode ter na formação
integral de estudantes e outros indivíduos envolvidos no processo educativo.
Serão estes os subsídios para o plano de lutas com reivindicações no sentido de
fortalecer a garantia da implementação da proposta construída coletivamente que
será encaminhada às instâncias deliberativas.
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