Proposta de Plano de Formação Politica para o SINDSERM

Antes de tudo, o ILAESE gostaria de transmitir nossas saudações à Diretoria e à base do SINDSERM. A atuação de uma direção classista é sempre um passo importante no sentido de ajudar a manter os sindicatos nas mãos dos trabalhadores deste país.

Agora em 2015 novos desafios são colocados para os(as) trabalhadores(as) do país. A formação sindical é parte fundamental da consolidação de uma nova direção. Para que a atuação sindical seja cada vez mais qualificada e consciente, é imprescindível o auxílio das elaborações e da formação como ferramentas à disposição da Diretoria Geral e da categoria.

O ILAESE é um Instituto de formação de lideranças sindicais e tem como um de seus objetivos essenciais auxiliar essa nova geração de dirigentes a compreenderem a realidade segundo o método do materialismo histórico e dialético, permitindo assim uma atuação sobre a realidade de forma mais profunda, crítica e transformadora.

Para colocarmos em marcha esse objetivo, queremos propor aqui uma série de iniciativas que o Sindicato poderia assumir em parceria com o ILAESE. Do ponto de vista da formação, estamos propondo um plano anual, combinando Cursos, Palestras e Seminários. Essas atividades podem ser feitas apenas para a Direção Sindical, a critério da qual poderá avaliar a possibilidade de realizar essas iniciativas de formação também para a base e/ou funcionários do Sindicato.

Além das atividades de formação, o ILAESE também dispõe de outros instrumentos de auxílio ao Sindicato que estão descritos na parte final desta proposta de plano.

Neste sentido, o objetivo da presente proposta é o de concretizar um Convênio entre o SINDSERM-Teresina e o ILAESE, por meio de um plano de formação que satisfaça os interesses da nova Diretoria. Para viabilizar o plano completo, propomos discutir um valor mensal baseado em dois critérios: quantidades de serviços que o Sindicato pretende demandar e a situação financeira da entidade. As despesas com eventuais viagens de palestrantes ficam a cargo do Sindicato.

A seguir, apresentaremos o plano mais detalhado que poderá ser realizados pelo ILAESE no sentido de qualificar a atuação da nova diretoria. Esse plano contempla o período de 1 ano e pode ser renovado por quanto tempo mais a atual Diretoria julgar necessário. Estaremos sempre à disposição.
Mãos à obra e vamos à luta!


1)                 Cursos

Os cursos tem duração de 8 horas. Podem ser realizados durante a semana ou aos finais de semana. Fica a critério da Secretaria de Formação do Sindicato ou da Diretoria definirem as melhores datas para a realização dos cursos.
Propomos um total de 4 cursos ao longo de 12 meses, sendo 2 por semestre. Considerando que uma parcela da Diretoria está cumprindo a tarefa de dirigente sindical pela primeira vez; considerando que no mês de junho haverá o Congresso da CSP-CONLUTAS; considerando que no segundo semestre haverá o Congresso da categoria; considerando que seria preciso iniciar o plano de formação com temas básicos que ajudem a atual Diretoria a compreender e refletir sobre as concepções de Sindicato existentes, fazemos a seguinte sugestão de temas em ordem de apresentação:

Módulo I (primeiro semestre)

1)                 História do movimento sindical
2)                 Concepção, estratégia e prática sindical

Módulo II (segundo semestre)

3)                 OLT (Organização por Local de Trabalho)
4)                 Negociação Coletiva e Direito do Trabalho

Os dois módulos de cursos possuem como eixo de formação o movimento sindical. Caso a Diretoria mantenha o Convênio para o próximo ano, apresentaremos uma nova proposta de cursos, com outros eixos de formação, tais como Introdução à Economia (eixo teórico), Oratória (eixo teórico-técnico), Materialismo Histórico e Dialético (eixo teórico), Administração Sindical (eixo teórico-técnico sindical), e outros temas que sejam do interesse da atual direção.

2)                 Palestras
Propomos um calendário de temas introdutórios na forma de palestras. As palestras tem duração em média de 2 ou 4 horas, dependendo do tema. Elas podem ser realizadas durante as reuniões de Diretoria Geral, como ponto de pauta, ou podem ser realizadas em horários distintos, durante a semana ou aos finais de semana. Fica a critério da Secretaria de Formação ou da Diretoria decidirem sobre os melhores encaminhamentos.
Como já estão previstos 4 cursos entre o primeiro e segundo semestres, poderíamos complementar o restante dos meses com palestras, mantendo pelo menos uma atividade  de formação por mês. Fazemos a seguinte sugestão de temas em ordem de apresentação:

Módulo I (primeiro semestre)

1)                 As classes sociais no capitalismo
2)                 O Estado capitalista e o Estado operário
3)                 A opressão da mulher na história

Módulo II (segundo semestre)

4)                 O que é uma revolução e por que elas acontecem?
5)                 Afinal, o que é Socialismo?
6)                 Os Governos de Frente Popular

As palestras não tem o objetivo de esgotar os debates sobre os temas. O propósito é o de despertar o interesse da Diretoria ou da categoria para a formação e a necessidade de uma política de qualificação permanente das tarefas de direção sindical. Os temas das palestras também podem ser outros do interesse da Diretoria e estão em aberto.
Caso a Diretoria mantenha o Convênio para o próximo ano, apresentaremos uma nova proposta de palestras, com outros eixos de formação, tais como Imperialismo (eixo teórico), Raça e Classe (eixo opressão); LGBT (eixo opressão), Democracia burguesa e democracia operária (eixo teórico), Moral e honra dos(as) trabalhadores(as) (eixo movimento sindical), Saúde e Segurança dos(as) Trabalhadores(as), e outros temas que sejam do interesse da atual direção.

3)                 Seminários
Considerando que já realizaremos um Seminário no primeiro semestre sobre a "Redução da jornada de trabalho e a insalubridade", e tendo em vista a necessidade de realizar atividades de elaboração e formação com temas específicos da categoria, estamos propondo a realização de mais um Seminário no segundo semestre, sobre o tema "A Dívida Pública e a situação dos servidores municipais no Brasil".
Esse Seminário, em data a ser definida pela Secretaria de Formação do Sindicato ou pela Diretoria, poderia anteceder o Congresso, servindo como subsídio para as discussões congressuais  e ajudando a qualificar o debate na categoria.
O ILAESE encarregar-se-ia de elaborar um estudo sobre o problema da dívida pública em geral, com alguns elementos sobre a realidade específica dos servidores municipais de Teresina.
Entretanto, assim como a data, o eixo do Seminário também poderá ser definido segundo outros critérios, estabelecidos pela Secretaria de Formação do Sindicato ou pela Diretoria.


4)                 Sugestão de calendário anual de Cursos, Palestras e Seminários

Janeiro
Seminário: Redução da jornada de trabalho e insalubridade
Data: 31 de janeiro
Duração: das 14:00 às 18:00 horas
Fevereiro
Palestra: As classes sociais no capitalismo
Data: a definir
Duração: 2 horas
Março
Curso: História do movimento sindical
Data: a definir
Duração: 8 horas
Abril
Palestra: O Estado capitalista e o Estado operário
Data: a definir
Duração: 2 horas
Maio
Curso: Concepção, estratégia e prática sindical
Data: a definir
Duração: 8 horas
Junho
Palestra: A opressão da mulher na história
Data: a definir
Duração: 4 horas
Julho
Palestra: O que é uma revolução e por que elas acontecem?
Data: a definir
Duração: 2 horas
Agosto
Curso: OLT (Organização por Local de Trabalho)
Data: a definir
Duração: 6 horas
Setembro
Palestra: Afinal, o que é o socialismo
Data: a definir
Duração: 2 horas
Outubro
Curso: Negociação Coletiva e Direito do Trabalho
Data: a definir
Duração: 8 horas
Novembro
Seminário: A dívida pública e a situação dos servidores municipais no Brasil
Data: a definir
Duração: 4 horas
Dezembro
Palestra: Os governos de Frente Popular
Data: a definir
Duração: 2 horas


5)                 Outras contribuições para o conjunto do Sindicato

5.1) Palestras para a categoria e funcionários
Caso a Secretaria de Formação ou a Diretoria optem por realizar os cursos e palestras apenas para a direção sindical, podemos reproduzir essas mesmas atividades de formação para o restante da categoria e/ou para os funcionários do Sindicato

5.2) Boletim Contra-Corrente

O ILAESE coloca à disposição da Diretoria nossa publicação mensal do Contra-Corrente, ferramenta indispensável para os debates de conjuntura que a Diretoria eventualmente realize em seus fóruns de discussão (reuniões de Diretoria, etc)

5.3) Participação nos Congressos da categoria

O ILAESE pode também contribuir na elaboração e construção dos Congressos da categoria, ajudando desde o planejamento da atividade, até na participação das mesas de debate do(s) evento(s).

5.4) Participação em outros eventos

Outra iniciativa importante que o  ILAESE pode contribuir é com debates, mesas redondas ou palestras no Sindicato, com temas relevantes de interesse da categoria, tais como assédio moral, doenças relacionadas ao trabalho, legislação trabalhista, etc.

5.5) Participação nas campanhas salariais

O ILAESE também pode ajudar na elaboração de estudos às campanhas salariais, apresentando dados conjunturais, tanto econômicos como políticos, que auxiliem as discussões que preparam a campanha salarial da categoria.



Coordenação Nacional do ILAESE


16 de janeiro de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal o que é o HP?

O ATAQUE AO RECREIO; O DESCANSO DE VOZ DOS PROFESSORES, - MAIS UM GOLPE DO SECRETÁRIO (DES) EDUCAÇÃO KLÉBER MONTEZUMA AO DIREITO DOS TRABALHADORES DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL!

Não existe obrigatoriedade dos 200 dias letivos para os(as) professoras que trabalham nas CMEIs.