Pessoal vamos ler esse texto do Francisco Cavalcante para reforçar nossa organização enquanto classe.
Texto para
reforça a luta de classes
Todos
sabemos, pela própria experiência cotidiana,que nossa sociedade está repleta de
contradições;que quando uns vivem muito bem,desfrutando de todo luxo e
mordomias ,os outros não têm se quer a alimentação básica diária;e que esta
divisão econômica e social acaba por afetar todos os ramos da vida:a justiça,o
lazer,o acesso à cultura,etc. Muito embora os patrões e o governo ,com auxílio
de seus ideólogos ,de sua propaganda e da igreja,tentem nos fazer crer que
“somos todos iguais “ e “temos todos os mesmos direitos”,a simples observação
da vida em torno de nós revela que isto não passa de farsa. A sociedade não
está composta por “irmãos” com ‘direitos iguais”,mas sim por grupos de homens
com diferentes aspirações ,grupos que travam entre si constantes combates em
defesa de seus interesses específicos:são as classes sociais.
Segundo Lênin,chamamos ‘classes sociais
aos grupos de homens que se diferenciam entre si pelo lugar que ocupam num
sistema historicamente definido de produção social ,pela sua relação (a maior
parte das vezes fixada e consagrada pelas leis) com os meios de produção ,pelo
seu papel na organização social do trabalho e,portanto pelos modos de obtenção
pela importância da parte das riquezas
sociais de que dispõem “(Escritos,t 29,p.425). Assim ,as diferentes aspirações
dessas classes nascem dos diferentes lugares que elas ocupam no processo
produtivo ,na produção e distribuição dos bens materiais . È a propriedade
privada dos meios de produção (as máquinas ,as terras,as fábricas,etc.) e dos
meios de troca (bancos ,as companhias financeiras,o comércio,etc.) que
constitui a base econômica ( e portanto material) dessa divisão de nossa
sociedade e classes. È desta fonte que decorre o fato de certa classes serem
dominantes e outras dominadas ,umas exploradoras e outras exploradas . Todas as
demais diferenças entre as classes se originam de uma primeira diferenciação
fundamental: a situação de cada uma delas em relação aos meios de produção e
troca.
Em todas as sociedades organizadas a partir de
relações de exploração apresentam-se dois grupos sociais antagônicos ou classes
fundamentais: escravos e amos, servos e senhores feudais, operários e patrões.
No modo de produção capitalista sob o qual vivemos, as classes antagônicas ou
principais são burguesia e a classe operária (ou classe proletária). A
burguesia é a proprietária dos meios de produção e de troca, enquanto a classe
operária somente possui sua energia para trabalhar, sua força de trabalho, a
qual é obrigada a vender aos patrões em troca de salário. Mas entre burguesia e
a classe operaria não há um vácuo. Como as sociedades de classes que
antecederam, na sociedade burguesa também existiu outras classes ou frações de classes,
que se movem entre as duas classes fundamentais, oscilando entre uma e outra.
Entre burguesia e a classe operária há uma
pequena-burguesia ou “classe média”,um setor muito numeroso que abrange desde o
dono de uma pequena oficina ,de um armazém,o camponês, o pequeno produtor,até
setores super-explorados... ao contrario da burguesia e da classe operária há
que têm papéis diretos iguais na
produção social ,dentro da pequena _burguesia se misturam múltiplas papéis ;
não é ,portanto ,uma classe política e socialmente homogenia. Enquanto
constituída por proprietários privados a pequena burguesia aproxima-se da
burguesia, e enquanto representante de camadas sociais que vivem de seu
trabalho e são explorados pela grande burguesia, liga-se aos operários. È esta
situação ambígua que explica a posição hesitante da pequena-burguesia na luta
de classes.
Na luta pelo fim da exploração capitalista,
a classe operária sob direção do partido comunista revolucionários dos trabalhadores
(marxista-revolucionário)- luta para ganhar a hegemonia política sobre os mais
amplos setores das massas exploradas –não apenas operárias,mas também a
pequena-burguesia urbana e rural,que compõem a maioria absoluta da população do
país -,ganhando-as para as tarefas revolucionárias.
A luta da esmagadora maioria da
humanidade contra os seus opressores começou desde o aparecimento das classes,
com o advento do escravismo. A resistência dos trabalhadores á opressão e á
exploração representam a grande força motriz da historia. A historia da sociedade capitalista é história
de uma luta encarniçada entre proletários e burgueses. A implacável exploração
dos países coloniais e dependentes pelos imperialistas pôs em movimento uma
poderosa vaga de lutas antiimperialistas e de libertação nacional.
A
luta de classes, ou seja , o confronto (aberto ou dissimulado) que se produz
entre as classes antagônicas( em favor de seus interesses enquanto classe),se
revestiu de diferentes formas e atingiu graus diferentes no
desenvolvimento histórico da sociedade.
O marxismo parte do principio de que não se pode sequer descrever a vida social
e suas mudanças através da história sem levar em conta as contradições
antagônicas entre explorados e exploradores, já que “a história de todas as
sociedades até nossos dias não foi senão a historia da luta de classes”. (Marx
e Engels “Manifesto comunista”). Esta tese, formulada pelos fundadores do
socialismo científico em 1848, constitui a base da concepção materialista da
história.
A
luta de classes provém de uma forma de produção (a produção baseada na
exploração do homem pelo homem) que divide a sociedade em grupos opostos, antagônicos;
e destes um realiza o processo concreto
de produção (o escravo,o servo,o operário assalariado), enquanto o outro (o
proprietário de escravos, o senhor feudal,o patrão assalariado),usufrui de uma
parte do produto sem Ter de trabalhar para produzir .
A luta econômica, a luta ideológica e a
luta política são formas assumidas pela luta de classes, que, embora com o
mesmo sentido, apresentam-na de maneiras distintas. A luta econômica é o
confronto que se produz entre as classes antagônicas no nível da estrutura
econômica da sociedade, ou como define Lênin “é a luta coletiva dos operários
contra patrões a fim de conseguir condições vantajosas de venda de sua força de
trabalho , melhorar as condições de vida e de trabalho dos operários “ (Que
Fazer). A luta ideológica é travada entre a ideologia burguesa e todas as suas manifestações,
e a ideologia proletária, cientificamente elaborada, baseada na teoria marxista.
A luta política é o ataque frontal que se produz entre classes em sua luta pelo
poder político, Istoé, em luta por apodera-se do Estado. Estas diferentes
formas de conflitos não existem, todavia,separados uns dos outros,mas fundidos
em uma unidade que constitui a luta de classes propriamente dita,cujo aspecto
culminante é a revolução social.
Iniciação ao Marxismo- Cadernos do
Marxismo Revolucionário,escrito por Francisco Cavalcante).
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