Mães permanecem mobilizadas contra o fechamento da creche Tia Alice

Depois de ameaças de fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tia Alice, localizada no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina, mães e avós de crianças de 0 a 3 da comunidade se uniram para lutar pela manutenção da creche no local. A ameaça de fechamento foi da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), que alegou problemas de estrutura no local.

Duas reuniões já foram marcadas com a SEMEC, mas essas mães continuam sem resposta. Entretanto, a mobilização delas já provocou um recuo do secretário Kleber Montezuma, que visitou a creche na última quinta-feira, 4, e colocou duas alternativas para a comunidade escolar escolher: a primeira era permanecer no local sem que nada fosse feito, mesmo com os problemas estruturais, e a segunda era realocar as crianças para outra creche durante 2015, até que até que uma nova Cmei fosse construída para a comunidade.

Na sexta-feira, 6, as mães e professoras da Cmei Tia Alice voltaram a se reunir e decidiram, por unanimidade, que vão continuar lutando pela permanência da creche no bairro, pelos reparos estruturais necessários para seu funcionamento e pela abertura de vagas para crianças de 2 anos. Além disso, devem aguardar a construção da nova creche prometida pela secretaria para 2016.

Amanhã, uma comissão formada por mães e professoras vai até a SEMEC entregar um documento oficial com a decisão da comunidade. No início da semana, dezenas de mães já haviam ido a sede da SEMEC, onde participaram de uma reunião com a gerente de gestão escolar, Luíza Maria Moreira Solano, mas não receberam nenhuma resposta.


As mães vão continuar lutando pelo direito a creche e contra essa violência institucional da Prefeitura às mulheres trabalhadoras de Teresina. O SINDRSEM também se mantém firme nessa luta, porque educação é um direito e direitos não se negociam, se exigem.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não existe obrigatoriedade dos 200 dias letivos para os(as) professoras que trabalham nas CMEIs.

O ATAQUE AO RECREIO; O DESCANSO DE VOZ DOS PROFESSORES, - MAIS UM GOLPE DO SECRETÁRIO (DES) EDUCAÇÃO KLÉBER MONTEZUMA AO DIREITO DOS TRABALHADORES DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL!

Afinal o que é o HP?