Pular para o conteúdo principal

III CONSERM: Eleja o delegado do seu local de trabalho para o Congresso do SINDSERM!


O SINDSERM irá realizar o III COMSERM e está convocando a todos os filiados a se mobilizarem e elegerem seus delegados por local de trabalho. As eleições nos locais de trabalho devem acontecer até o dia 26 de outubro

Informações no 3221-8344 e no email: sindserm@ig.com



Regimento Interno com normas gerais do III CONSERM
III Congresso do Sindicato(as) dos(as) Servidores(as) Públicos(as)
Municipais de Teresina - SINDSERM


CAPÍTULO I - DO LOCAL E DAS FINALIDADES
Art. 1º - O III CONSERM - Congresso do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina - SINDSERM”, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2012, em Teresina, Estado do Piauí.
§ 1º - As Atividades do Congresso ocorrerão em local escolhido pela Comissão Organizadora.
§ 2º - O III CONSERM tem a finalidade de debater e deliberar sobre: Conjuntura Nacional, Estadual e Municipal e Linha de Ação para atuação do Sindicato; Reorganização dos Movimentos Sociais; Organização de Base e Burocratização dos sindicatos; Alterações no estatuto da entidade; Realidade da Categoria, Planos de lutas e Campanhas para biênio 2012/2013; Planos de Cargos, Carreiras e Salários, Terceirização dos serviços públicos, Criminalização dos movimentos sociais.
§ 3º - O III CONSERM elegerá a Mesa Diretora dos trabalhos entre seus participantes, conforme estabelece o artigo 10, alínea “b” do Estatuto da Entidade, após o que será apreciado e votado na plenária de delegados eleitos o Regimento Interno com normas específicas, complementando esta regulamentação com as regras de funcionamento do Congresso, bem como de outras regras necessárias à plena realização dos trabalhos.

CAPÍTULO III - DOS PARTICIPANTES COMO DELEGADOS E OBSERVADORES
Art. 2º - Participarão do III CONSERM como delegados (as), com direito a voz e voto, os servidores municipais ativos e aposentados, filiados ao SINDSERM, escolhidos nos locais de trabalho conforme os critérios e formas a seguir destacados:
I - Ter realizado sua filiação ao SINDSERM até a data no qual ocorrer a escolha dos delegados no seu local de trabalho;
II - Estar em pleno gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto do SINDERM;
III - Não ter sofrido qualquer punição prevista no artigo 69 do Estatuto do SINDSERM nos últimos 12 meses.
Art. 3º - Participarão também do III CONSERM observadores e convidados com direito a voz.
§ 1º - As assessorias participarão do Congresso como convidadas prestando informações e esclarecimentos às Plenárias, aos Grupos e Mesa Diretora, sempre que solicitadas.
§ 2º - Os(as) convidados(as), serão escolhidas(as) Comissão Organizadora do Congresso em reunião prévia.
§ 3º - Serão convidadas ao III CONSERM representações de todas as centrais sindicais.
§ 4º - O SINDSERM arcará com as despesas (passagens, traslados, hospedagens e
alimentação) dos funcionários da entidade, assessorias, dos palestrantes e ou convidados que participarão do Congresso autorizadas pela Comissão organizadora, bem como a alimentação dos(as) delegados(as) durante o Congresso.
§ 5º - Será garantida creche durante as atividades do III CONSERM a todas as crianças cujas mães ou pais informarem a necessidade deste atendimento com a antecedência estipulada pela Comissão Organizadora.

CAPÍTULO IV – DA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS E OBSERVADORES
Art 4º- O prazo para a realização das assembleias nos locais de trabalho é de 07 de agosto a 26 de outubro de 2012.
Art 5º- Constituem-se como critérios e quórum para eleição de delegados(as) e observadores(as) ao III CONSERM:
I - Os delegados(as) deverão ser eleitos(as) em reuniões nos locais de trabalho, devidamente convocadas e realizadas por membros da Comissão Organizadora. Nos locais de trabalho onde houver Representantes de base, as eleições podem ser organizadas por estes, informando-se à Comissão Organizadora a convocação, sendo que, nos locais em que o(a) representante de base ou suplente se candidatar a delegado(a) não poderá organizar nem realizar as eleições.
II - O SINDSERM disponibilizará, mediante ciência e solicitação todo o material e informações necessárias (atas, estatuto, regimento, lista de presença, etc.) para a realização da eleição de delegados e observadores.
III - Os nomes dos delegados(as) e observadores(as) e todo o material da eleição ser enviado à entidade sindical até o dia 30 de outubro de 2012, impreterivelmente, para os procedimentos legais.
IV - Para votar e ser votado(a) nas reuniões que irão eleger os delegados e observadores é necessário ser associado(a) do SINDSERM, podendo esta associação ser feita até na data da realização da eleição.

V- Os(a) delegados(as) serão eleitos(as) na proporção de 1 delegado(a) a cada 10 servidores(as) municipais filiados(as) e lotados(as) em cada local de trabalho. Qualquer fração acima da proporção de 10 servidores(as) filiados(as) e lotados(as) no local de trabalho dará direito a eleger mais um(a) delegado(a).
VI- Serão eleitos(as) Delegado(a) os(as) associados(as) que receberem mais votos na reunião. Em caso de empate, será considerado(a) eleito(a) o (a) com mais tempo de filiação ao SINDSERM.
VI- Caso se verifique a necessidade, a Comissão organizadora do Congresso discutirá e convocará uma Assembléia específica para eleger observadores para o congresso, na proporção de 5% dos total de delegados que podem ser eleitos.
VII- Aposentados(as) associados(as) serão eleitos(as) em Assembléia Específica que será devidamente convocada pelo sindicato para este fim, sendo eleitos(as) como delegados(as) o número correspondente a 10% dos(as) filiados(as) inativos(as).
VII- Os locais de trabalho com menos de 10 servidores associados serão reunidos em uma assembleia específica para eleger os delegados os representem, somando-se os(as) filiados(as) e obedecendo a regra de proporção do inciso IV deste artigo.
VII- Os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal são delegados natos para participação no III CONSERM.

CAPÍTULO V - DO CREDENCIAMENTO
Art. 6º - Os(as) participantes do III CONSERM serão credenciados até as 12 horas do dia 09 de novembro de 2012.
Parágrafo único – Os(as) delegados(as) que não se credenciarem até o momento acima destacado perderão o direito de voto, salvo se suas justificativas forem aceitas pela plenária.

CAPÍTULO VII - DA COMISSÃO ORGANIZADORA E DA MESA DIRETORA
Art. 7º – A Comissão Organizadora do III CONSERM será composta pela Diretoria da entidade e uma Comissão Auxiliar eleita em Assembléia, conforme o artigo 8º do Estatuto da Entidade.
Art 8º- Cabe à Comissão Organizadora:
I - Viabilizar toda infra-estrutura do congresso (transporte, acomodações, refeições e lanches, reprodução gráfica durante o evento, pastas, crachás, etc.);
II - Sistematizar todos os trabalhos recebidos até o dia 26 de outubro de 2012.
III – Credenciar delegados(as), observadores(as) e convidados(as) do III CONSERM.
IV - Sistematizar e distribuir as deliberações do Congresso.
Parágrafo Único - O trabalho da Comissão organizadora encerrar-se-á na publicação das Resoluções do Congresso, o que será feito até 20 (vinte) dias, após o encerramento do Congresso.

Art. 9º - Os documentos, as Teses e as Propostas de Resoluções serão encaminhados ao Sindicato e apresentados à Comissão Organizadora até o dia 19 de outubro de 2012.
§ 1º - As teses, propostas de resolução e moções devem ser digitadas, em folha A4, fonte arial 12, em no máximo 5 laudas.
§ 3º - A Comissão Organizadora reproduzirá e disponibilizará aos participantes, todos os documentos que foram encaminhados na data prevista.

CAPÍTULO X - DA DIVULGAÇÃO
Art. 10º - O SINDSERM, no prazo máximo de 20 dias úteis, divulgará as Resoluções do Congresso, quando se encerrarão os trabalhos da Comissão Organizadora.

CAPÍTULO XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 11º - Os horários e prazos definidos neste Regimento Interno serão observados pela Comissão Organizadora.
Art. 12º- Caberá à Comissão Organizadora, a centralização do recebimento das informações dos delegados e manter os respectivos controles documentais.
Art. 13º- Os casos omissos deste Regimento interno com normas gerais, serão apreciados e resolvidos pela Comissão Organizadora do III CONSERM.
Art. 14º- Ao se instalar o Congresso passará a vigorar um Regimento interno com normas específicas, que será votado pelos delegados em plenária sob a coordenação da Mesa Diretora eleita.
Art. 15º - Este regimento foi discutido e aprovado em Assembleia Geral realizada no dia 06 de agosto de 2012.

SINDSERM, Sindicato é pra lutar!
Gestão: Base em ação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HORÁRIO PEDAGÓGICO PODE SER REALIZADO FORA DA ESCOLA

HORÁRIO PEDAGÓGICO PODE SER REALIZADO FORA DA ESCOLA As ações de assédio moral e desrespeito aos trabalhadores da educação do município de Teresina estão cada vez mais freqüentes e em total desacordo com os posicionamentos oficiais do MEC. É comum encontrar nos murais das salas de professores das unidades escolares municipais um aviso informando que o “Horário Pedagógico deverá ser cumprido na e scola”, entretanto as escolas municipais não oferecem estrutura adequada para o devido aproveitamento do tempo fora de sala de aula, destinado para a elaboração de aulas, atividades, avaliações e formação continuada dos professores, como preconizam o MEC através da Lei Nº 11.738/08 e o parecer CNE/MEC Nº 018/2012, no tópico ”O trabalho do professor, a construção do projeto político-pedagógico e a gestão escolar”, que trata o seguinte (pág. 14): Destaquemos, aqui, a necessidade da garantia de condições de trabalho para o professor, como fator necessário para assegurar a qualidade do ensino. De u...

Afinal o que é o HP?

Horário Pedagógico (HP) é o tempo  da carga horária do professor  destinado para planejamento,  leituras, elaboração e correção de avaliações,  estudos, cursos de aperfeiçoamento  e várias outras atividades relacionadas  ao processo de ensino, mas sem a  interação com os educandos .  O SINDSERM reivindica que a horária do(a) professor(a) seja organizada  com 50% de HP, como garantia da boa qualidade  do ensino. Isso, inclusive, é possível  com a legislação vigente, pois a Lei 11.738  determina que “Na composição da jornada  de trabalho, observar-se-á o limite  máximo de 2/3 (dois terços) da carga  horária para o desempenho das atividades  de interação com os educandos”.  Legalmente, o tempo em sala de aula  pode até ser inferior, mas nunca superior  a 2/3 da carga horária. O restante  da carga horária de trabalho consiste no  Horário Pedagógico e deve ter, no mínimo,  1/3 ...

MODELO DE OFÍCIO PARA ENCAMINHAR A DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA AOS(ÀS) DIRETORES(AS) DE ESCOLAS E CMEIS CONFORME A LEI 11.738 - (Prof. de Primeiro Ciclo)

                Através do modelo de ofício abaixo cada professor(a) de primeiro ciclo deve encaminhar à direção da escola a distribuição da carga horária, obedecendo ao limite MÁXIMO de 2/3 da carga horária em interação com educandos.                    Junto ao ofício deve ser anexado o horário das aulas, com a redução de turmas previstas para o necessário cumprimento da lei 11.738. É importante que a direção dê ciência na cópia do ofício e que o(a) professor(a)  guarde o documento para utilização posterior caso seja cometida alguma arbitrariedade.

Modelo de ofício para encaminhar a distribuição de turmas às direções de escolas, em cumprimento à Lei 11.738. (Prof. de segundo ciclo)

                Através deste modelo (feito no ano passado) ofício abaixo cada professor(a) de segundo ciclo deve encaminhar à direção da escola a distribuição das turmas, obedecendo ao limite MÁXIMO de 2/3 da carga horária em interação com educandos.                    Junto ao ofício deve ser anexado o horário das aulas, com a redução de turmas previstas para o necessário cumprimento da lei 11.738. É importante que a direção dê ciência na cópia do ofício e que o(a) professor(a)  guarde o documento para utilização posterior caso seja cometida alguma arbitrariedade.

Como deve ser cumprido o HP nas escolas e centros municipais de educação infantil de Teresina

A chamada Lei do Piso (Lei Federal 11.738/2008), no seu parágrafo quarto, regulamentou uma nova organização para a carga horária do magistério, diminuindo o tempo de interação com alunos para no máximo 2/3. Isto implica dizer que o pelo menos 1/3 desta carga horária corresponde ao HP (Horário Pedagógico), momento em que o professor e a professora utiliza para elaborar e corrigir provas, planejar, estudar entre outras atividades. De forma, autoritária, o secretário municipal de educação, Kleber Montezuma tentou burlar a Lei Federal, indo inclusive nas escolas assediando os trabalhadores para que estes entrassem em sala de aula até no seu HP.  Entretanto, graças a resistência e a luta da categoria aos poucos estamos conseguindo derrotar o ditador. Recentemente tivemos a nosso favor a homologação do parecer CNE/CEB n. 18 de 2012 que reafirma o HP de pelo menos 1/3 da carga horária. Assim nenhum professor ou professora deve entrar em sala de aula para atividades ...

Tabela de vencimentos e gratificações de professores(as) e pedagogos(as) enviada em anexo ao projeto de lei à Câmara pela PMT.

Tabela de vencimentos e GID (Gratificação de Incentivo à Docência - substitui a Regência) do projeto de lei que será votado na Câmara na próxima semana. Na segunda-feira avaliaremos na ASSEMBLEIA DA GREVE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL se o reajuste foi linear, respeitando classes (10%) e níveis (5%).  

Não existe obrigatoriedade dos 200 dias letivos para os(as) professoras que trabalham nas CMEIs.

Como bem passaremos a demonstrar os(as) professor(as) que trabalham nas CEMEIS não tem a obrigação de cumprir os 200 dias letivos, vejamos. Conforme preconiza a Lei de Diretrizes Básicas da Educação em seu artigo 21, inciso I temos que a educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. No artigo 24, inciso I, desta mesma legislação estabelece que nas Unidades Escolares da Educação básica de nível fundamental e médio tem-se a obrigatoriedade de cumprir os 200 (duzentos) dias letivos e a carga horária anual das respectivas matrizes curriculares. Da simples leitura deste artigo verifica-se que o legislador fez uma clara distinção entre a quantidade de dias letivos obrigatórios para as escolas da educação infantil e para as escolas de ensino fundamental e médio, uma vez que taxativamente só estabeleceu a obrigatoriedade dos 200 dias para estas ultimas. Dessa forma a LDB só impõem o cumprimento imperativo dos 200 di...

Projeto Cultural LaborArthe celebra o Orgulho LGBTQIAPN+ em edição especial nesta sexta-feira, 27

  O Projeto Cultural LaborArthe, realizado pela Coordenação de Integração Sociocultural do SINDSERM Teresina desde 2017, terá uma edição especial nesta sexta-feira, 27, às 19h. O evento acontecerá no estacionamento da entidade sindical e será temático, celebrando o Orgulho de Ser, que marca a luta LGBTQIAPN+. A noite contará com diversas atrações artísticas e culturais. Entre os talentos musicais, contará com o cantor, compositor e multi-instrumentista MathGabe, natural de Teresina (PI). Ele é conhecido por faixas como "Calango Louco" (2021), "Parasita de Amor" (2021) e "Você Me Entende" (2022). Também se apresentarão Transtorno em parceria com Ágatha com o show "Vozes Livres", um repertório que inclui músicas autorais como "Bateu Saudade", "Estrago" e "Duvidosah", além de homenagens a artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Lulu Santos, Cazuza, Liniker e Preta Gil. Além da música, o evento terá performances da Dra...

SINDSERM THE realiza manifestação pela devolução das Horas Extras de Agentes de Portaria e Agentes Fiscais de Transporte. GREVE inicia nesta terça-feira (03)

Nesta segunda-feira (02), o SINDSERM Teresina realizou uma manifestação em frente à sede da Prefeitura Municipal de Teresina. O ato teve como objetivo cobrar do prefeito José Pessoa (PRD) o pagamento das horas extras já trabalhadas pelos Agentes de Portaria e Fiscais de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). A manifestação começou por volta das 9h e reuniu trabalhadores que relataram ter sofrido descontos ilegais nos valores das horas extras, resultando em contracheques drasticamente reduzidos – em alguns casos, quase zerados. Segundo os manifestantes, esses valores são essenciais para complementar a renda familiar, e o corte inesperado tem causado sérias dificuldades financeiras. “Além de ser um direito garantido, as horas extras são fundamentais para a nossa sobrevivência. Muitos de nós já estão sem condições de pagar contas básicas, como água e luz, e não sabemos como será o fim de ano,” lamentou um dos trabalhadores presentes na manifestação...

SINDSERM THE planeja atividades em alusão ao Orgulho de Ser, em defesa da vida e dos direitos da população LGBTQIAPN+

  Representantes do Setorial LGBTQIAPN+ e da Diretoria Colegiada do SINDSERM THE, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI e do Coletivo 086. (Foto: ASCOM SINDSERM THE) Na terça-feira, 3, na sede do SINDSERM Teresina, representantes do Setorial LGBTQIAPN+, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, do Coletivo 086 e da diretoria colegiada reuniram-se com o objetivo construir, de forma coletiva, atividades em alusão ao “Orgulho de Ser” , reafirmando o compromisso com a luta contra a LGBTQIAPN+fobia e pela defesa dos direitos da comunidade. Entre as deliberações, ficou marcada para o dia 26 de junho a realização de um cine debate, com exibição de um documentário produzido pelo Coletivo 086. A atividade será seguida de uma mesa de debate com representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, do Coletivo 086 e da ativista Lohanna Brasil. O cine debate integra a programação do Projeto Cultural LaborArthe, reforçando a formação política e cultural das ações promovidas pelo Sindic...