Educação Infantil (CMEIS) também deve ter Horário Pedagógico respeitado imediatamente!!!

       Muitos(as) educadores(as) tem se dirigido ao SINDSERM  buscando orientações a respeito do Horário Pedagógico de 1/3 da jornada para professoras(es) das CMEIS.
       A Lei 11.738, julgada constitucional desde agosto do ano passado e confirmada em decisão judicial, em ação impetrada  pelo SINDSERM, garante o HP de 1/3 para TODOS(AS) do magistério, sem exceção.
       A aplicação da Lei deve ser realizada imediatamente e qualquer agente público que se negar a cumprir a Lei federal deve ser denunciado. Até o momento o SINDSERM tem contado com a colaboração de inúmeros diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as), que se dirigem ao sindicato solicitando informações de como cumprir a legislação e as decisões do STF e da justiça local.  Para tanto já realizamos reuniões em várias escola e CMEIS. A orientação básica é que segue abaixo: 
       Sobre a quantidade de horas-aula efetivas com alunos em sala, o cálculo é muito simples: Um(a) professor(a) com jornada de 40 horas permanecerá apenas 26 horas-aula em sala, ou seja, o equivalente a três dias (3X8 = 24 horas-aula) mais 02 horas-aula (até o recreio, por exemplo) no quarto dia. 
       Já o(a) professor(a) com jornada de 20 hora permanecerá 13 horas-aula em sala, ou seja, três turnos (3 X 4 = 12) mais uma hora-aula no quarto dia).

      Já os(as) professores(as) de segundo ciclo, que chamamos comumente de "professores de área" têm apresentado dúvidas a respeito da complementação da carga horária em sala de aula, por exemplo, com disciplinas de 05 aulas semanais como Língua Portuguesa e Matemática. Para cumprir a lei, somente duas turmas podem ser atribuídas (2X5 = 10) complementando-se as 13 horas com 03 horas/aulas (ou menos e nunca mais que isso) com uma disciplina correlata (Lei 2972/2001).

    SINDSERM, GESTÃO BASE EM AÇÃO - SINDICATO É PRA LUTAR!!
Maiores informações com Sinésio Soares - 9916 4400  ou sindserm@ig.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal o que é o HP?

O ATAQUE AO RECREIO; O DESCANSO DE VOZ DOS PROFESSORES, - MAIS UM GOLPE DO SECRETÁRIO (DES) EDUCAÇÃO KLÉBER MONTEZUMA AO DIREITO DOS TRABALHADORES DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL!

Não existe obrigatoriedade dos 200 dias letivos para os(as) professoras que trabalham nas CMEIs.