Resgate da história recente da luta contra o aumento das passagens iniciada em 2011.


Atenção professores(as) de História! O FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO (qual o SINDSERM faz parte) resgata aqui a história recente da luta contra o aumento das passagens iniciado em 2011. Após a vitória comemorada no dia 02 de setembro, a tática da PMT foi criar uma Comissão de Auditoria da Planilha do SETUT para, supostamente, verificar a margem de lucros dos empresários. Pois bem, o Fórum indicou uma economista, que foi nossa única representante nessa comissão. Várias irregularidades foram verificadas nas despesas (pneus, pagamento de pessoal, etc) mas o pior foi quando não deixaram que verificássemos nos contadores das catracas dos ônibus a quantidade média de passageiros. O SETUT simplesmente forneceu os dados e pronto. A nossa economista Verônica Paraguassú nos informou sobr tudo isso e na foto abaixo de uma reunião do Fórum na segunda feira, 24 de outubro de 2011, decidimos que o Fórum sairia da Comissão de Auditoria porque ela havia se transformado (com certeza premeditadamente) numa grande farsa.

FOTO 1 - REUNIÃO DO FÓRUM QUE DECIDIU RETIRAR-SE DA COMISSÃO DE "AUDITORIA" DA PLANILHA DO SETUT
Foto 01

FOTO 2 - TERÇA-FEIRA - 25 DE OUTUBRO DE 2011: COMISSÃO REPRESENTANDO O FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO PROTOCOLA DOCUMENTO NA PMT RETIRANDO-SE DA COMISSÃO DE "AUDITORIA" DA PLANILHA DO SETUT, POR NÃO TER SIDO AUDITADA A PRINCIPAL FONTE DE RECEITAS, OU SEJA, AS PASSAGENS.
Foto 02

FOTO 3 - APÓS PROTOCOLAR DOCUMENTO DO FÓRUM DECIDINDO RETIRAR-SE DA COMISSÃO DE "AUDITORIA" DA PLANILHA DO SETUT, REPRESENTANTES DO FÓRUM DIRIGEM-SE À STRANS PARA INFORMAR A SAÍDA.
Foto 03

FOTO 4 - Ainda no dia 25 de outubro de 2011 - Nossa equipe vai até a STRANS para entregar DOCUMENTO DO FÓRUM DECIDINDO RETIRAR-SE DA COMISSÃO DE "AUDITORIA" DA PLANILHA DO SETUT. A entrada foi súbita, para que ninguém tivesse tempo de esconder o rosto. A mãozinha estendida aí no canto da foto, disse o seguinte: " Você não pode fotografar aqui dentro."
O professor 
Daniel Solon respondeu: "A Comissão é pública e eu sou jornalista". - e registrou tudo. 
Após a nossa saída a Comissão ficou a vontade para fazer seu documento técnico "autorizando" o aumento para R$ 2,10. Uma grande farsa!!!
Foto 04

FOTO 5 - Ainda no dia 25 de outubro (15:30 h) uma equipe da TV MEIO NORTE veio pedir explicações do motivo pelo qual o FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO saiu da COMISSÃO DE "AUDITORIA" DA PLANILHA DO SETUT, antes que ela encerrasse seus trabalhos. Respondemos que não iríamos pactuar com aquela farsa, pois as irregularidades que descobrimos eram "café pequeno" em relação ao que descobriríamos se nos fosse permitido fazer a auditoria das receitas, verificando o contador de passageiros na catraca.
Depois veio a falsa integração e o #contraaumentoteresina2012.
Dia 02 de janeiro de 2012, quando passou a vigorar a passagem de R$ 2,10 o Fórum chamou a 1ª manifestação, mesmo sabendo que nas férias a participação ainda seria pequena. Porém, a partir dos erros de Elmano (PTB) e Wilson Martins(PSB) que reprimiram com extrema violência a segunda manifestação do Fórum no dia 03 de janeiro, hoje a palavra de ordem que arrasta milhares às ruas é:
"Nas aulas, nas férias, quem disse que sumiu. Aqui está presente o movimento estudantil".
Segunda-feira, dia9, às 9 h, concentração na Praça do FRIPISA.
Foto 05


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não existe obrigatoriedade dos 200 dias letivos para os(as) professoras que trabalham nas CMEIs.

Afinal o que é o HP?

O ATAQUE AO RECREIO; O DESCANSO DE VOZ DOS PROFESSORES, - MAIS UM GOLPE DO SECRETÁRIO (DES) EDUCAÇÃO KLÉBER MONTEZUMA AO DIREITO DOS TRABALHADORES DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL!